Nestor Nascimento
CONTE-NOS SUA HISTÓRIA
direitoamemoriaa@gmail.com
Biografia Nestor Nascimento
Texto Kennedy Costa
Fontes: Kaká Bonates e Cassius Fonseca.
Em tempos tão crueis ao povo preto, referimos nossa combatividade nos dias de hoje ao líder Nestor Nascimento, que mobilizou os negros do Amazonas a participarem do movimento social por meio de suas organizações de cor e de santo, tanto na sociedade aberta, quanto nas escolas e na própria Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Nestor nasce em 11 de dezembro de 1947, se vivo completaria 73 anos de idade, sua principal herança era sua história de luta e combatividade na organização política em defesa da vida da população preta.
De todas as suas ações e atividades políticas a fundação da Associação dos moradores e amigos do bairro da Praça 14 e ainda sócio da Escola de Samba da Vitória Régia.
Fundou o Movimento Alma Negra - MOAN, a primeira organização voltada às causas negras no Amazonas, onde pode sistematizar, formular e pautar as causas de demandas do povo preto no AM.
Sophia Nascimento sua mãe, atuou na área de educação como professora e educadora, sua principal referência de representatividade e intelectualidade.
Nestor, formou-se em Direito na UFAM, e aproveitou e fundou com muita luta e organização o Centro Acadêmico de Direito, que por via das dúvidas, é uma organização de combatividade em defesa dos direitos humanos.
Atuou nas esferas institucionais, e isso foi um marco em nossa história, sobretudo de ocupação de espaços públicos, o povo preto sempre esteve distante desses lugares.
O legado que deixas é sem dúvida mérito da luta coletiva, seu currículo é fruto de esforço e garra coletiva.
Enquanto a história oficial inculcou na cabeça de toda a população que não há quase negros no Amazonas, o movimento negro aqui tem o dever de contestar isso através não só de uma revisão historiográfica como também de ações que reafirmam a identidade negra.
Ficamos orgulhosos pelo histórico curricular e de luta de Nestor.